(11) 94589-6949
08000-175-007
Déficit, do que se trata? – Ações coletivas para questionar o déficit provocado pelo recálculo das aposentadorias decorrente de ações trabalhistas e da postergação nos ajustes de premissas atuariais (financiamento das pensões por morte e tábua de mortalidade).
Foram distribuídas e estão em fase de instrução dos processos – Ação coletiva sobre a parte do déficit provocado pelas ações trabalhistas (com aproximadamente 3.800 associados) e ação coletiva sobre as premissas atuariais (com aproximadamente 4.200 associados).
Está em fase final de conclusão para distribuição – Ação coletiva complementar sobre a parte do déficit provocado pelas ações trabalhistas (com aproximadamente 400 associados).
Nota – Foram realizadas duas Assembleias sobre o assunto, daí porque a necessidade de ação complementar para a parte das ações trabalhistas, uma vez que já havia sido distribuída a primeira ação (com aproximadamente 3.800 associados). Quanto à ação sobre premissas atuariais, houve tempo de incluir os associados das duas Assembleias).
Alterações nos Planos de Saúde FEAS – As ações individuais (formação de grupos homogêneos) estão sendo distribuídas pelo escritório Innocenti Advogados Associados e a ação coletiva está em fase final de preparação, lembrando que na coletiva a Afaceesp só pode representar quem for associado no momento da distribuição da ação.
Conforme informações do escritório, já foram distribuídas aproximadamente 90 ações individuais, envolvendo mais de 330 reclamantes individuais.
Primeiras decisões favoráveis são promissoras – Até o momento foram conhecidas três decisões favoráveis em caráter liminar, onde o juiz concede o pedido mesmo sem ouvir as partes contrárias no processo (que são o Banco do Brasil, o Economus e a Cassi).
Em processos nas Varas Trabalhistas de Dracena, Pindamonhangaba e Paulínia, a fundamentação das decisões são bem semelhantes e expressam o fato de que os magistrados entenderam com objetividade os pedidos feitos nos processos (que é a participação do Banco do Brasil no custeio dos planos de saúde Feas).
05 de setembro de 2023
A ação é de 2012, teve sentença favorável em 2014; confirmada em 2016 pelo TRT de Brasília; estamos em 2023 e o BB recorrendo; provavelmente o trânsito em julgado demorará
05 de setembro de 2023
O formulário para participar da festa de 42 anos da Afaceesp já está disponível, não perca esse evento! Veja mais e baixe o formulário de inscrição aqui!
11 de abril de 2023
RESPOSTA DA ANS PARA A AFACEESP NÃO TRATOU DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DA DENÚNCIA FEITA PELA ASSOCIAÇÃO
Apesar da demora para responder, pontos essenciais não foram abordados pela Agência Nacional de Saúde suplementar. Afaceesp contestou as explicações e reiterou os termos da denúncia original.