AFACEESP - Associação dos funcionários aposentados e pensionistas do Banco Nossa Caixa

(11) 94721-0605

|

08000-175-007

|
Menu

Área Restrita do Associado

Área Restrita do Conveniado

Associe-se

Editoral – Eleições Economus
Fique por dentro

Notícias

Editoral – Eleições Economus
12 de fevereiro de 2020
Atualizado: 12/02/2020

Editoral – Eleições Economus

Estamos no início do processo eleitoral para renovação de vagas nos Conselhos do Economus, onde os participantes, ativos e aposentados, irão escolher seus representantes: dois conselheiros deliberativos e um conselheiro fiscal. Nessa hora é muito importante que as pessoas não se deixem levar por promessas que não poderão ser cumpridas.

A situação deficitária do plano do grupo C e do plano de saúde Feas (grupos B e C) é angustiante e propicia o surgimento de discursos prometendo soluções fáceis, porém descoladas da realidade.

É preciso lembrar que o quadro chegou a esse ponto exatamente por conta de discursos otimistas e omissões que esconderam a realidade por muito tempo, mesmo antes da incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil.

Foi preciso que conselheiros eleitos a partir de 2016 assumissem uma postura firme para trazer à tona tudo que estava oculto aos olhos daqueles que não tinham acesso detalhado às informações.

As ações e posturas adotadas pelos conselheiros deliberativos José Carlos e Max Freddy a partir de 2016 permitiram vislumbrar o que viria pela frente. Mesmo tendo de enfrentar votações onde a outra representante eleita se alinhava incondicionalmente com a posição dos conselheiros indicados pelo Patrocinador, Max e José Carlos conseguiram evidenciar, por intermédio de registros fundamentados em Atas, a caótica situação das insuficiências de reservas no plano de previdência e na saúde, tudo por conta das omissões e postergações do passado. 

Isso fez, não tem alternativa, que a conta chegasse. Antes assim, porque senão ela chegaria ainda mais pesada no futuro. O adiamento é prejudicial aos participantes aposentados, pois à medida que o tempo passa há menos tempo para quitar a conta. Ao contrário, para o Patrocinador, o efeito é positivo porque ele consegue ganhar com o custo de oportunidade (taxa de juros maiores nas suas operações ativas-empréstimos).

Com a chegada do Américo, em 2018, os conselheiros José Carlos e Max passaram a contar com reforço na discussão com os demais conselheiros indicados pelo Patrocinador. Justo aqui reconhecer a postura do Américo, que mesmo tendo sido eleito fora do apoio institucional da Afaceesp, colocou-se à disposição para discutir de forma aberta e compromissada os assuntos afetos ao Conselho Deliberativo, contando com o mesmo apoio já conferido ao José Carlos e Max, vale dizer, consultorias especializadas para lhe dar suporte técnico ao exercício das funções. Registre-se, por oportuno e merecido, a luta do Edgar no Conselho Fiscal, desde a sua posse, em 2018.

Voltando ao ponto, a situação do Economus, com déficits na previdência e no plano de saúde, precisa continuar sendo enfrentada com ações firmes e não com promessas que não serão cumpridas. A experiência de mais de uma década indica que o Patrocinador não está disposto à interlocução. Quem prometer soluções pela via do entendimento e da negociação estará enganado a si próprio e aos demais participantes; quem acreditar em tais promessas, também!

De nossa parte, se o quadro for alterado, estaremos dispostos a discutir as questões com representantes do Patrocinador, de forma objetiva e sem procrastinações. Porque aposentado não tem mais tempo para perder… a vida anda!!!!

Pedro Paulo Galdino
Diretor Presidente da Afaceesp   

Últimas Notícias

24 de agosto de 2022

Atualizado: 24/08/2022

Programa de Hospedagem tem calendário de eventos

Publicação permanente para divulgar eventos especiais nas regiões dos hotéis conveniados Os associados da Afaceesp têm mais uma opção para avaliar as atrações dos locais onde estão situados os hotéis

09 de novembro de 2022

Atualizado: 09/11/2022

Cassi para os egressos da Nossa Caixa

Comunicado do Escritório Innocenti esclarece atuação junto ao Ministério Público do Trabalho de Brasília.

28 de outubro de 2022

Atualizado: 28/10/2022

Comunicado Afaceesp

Aos egressos do Banco Nossa Caixa que se aposentaram no Banco do Brasil ou ainda estão em atividade no Banco – Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho de Brasília ajuizada em 2012 (opção pelo plano de saúde da Cassi)

09 de setembro de 2022

Atualizado: 09/09/2022

MURAL – Eleições Deputados Estaduais e Federais (*)

Afaceesp implanta Mural de Eleições para deputados estaduais e federais por São Paulo