Quem pode se associar? - todos aposentados e pensionistas oriundos da Nossa Caixa e de suas entidades ligadas ou patrocinadas (funcionários do Economus também podem). Funcionários ainda em atividade no BB também podem se associar. A Afaceesp é para os integrantes dos vários agrupamentos de categorias de aposentados: é para o Grupo A, é para o Grupo B e é para o Grupo C.

Atuação estratégica - organiza encontros sociais, festivos e de trabalho, promove painéis de discussão e debates, realiza pesquisas, mantém contatos com outras entidades por meio de fóruns específicos. Utiliza vários canais de comunicação para que os associados fiquem informados sobre assuntos de interesse específico da condição de aposentados e pensionistas oriundos da Nossa Caixa. Estabelece parcerias com terceiros na área de prestação de serviços gerais (convênios, etc). Coloca à disposição de conselheiros eleitos do Economus consultoria técnica especializada em previdência complementar.

Atuação na área de defesa dos direitos dos associados - atuação administrativa por meio de representações, medidas extrajudiciais, realiza estudos jurídicos específicos em parceria com escritórios parceiros, utiliza ações judiciais coletivas após a realização de estudos sobre a viabilidade e abrangência dos assuntos, utilizando da prerrogativa do art. 5º, inciso XXI da Constituição Federal, que confere à Afaceesp legitimidade para representar seus associados. Significa que somente associados podem ser beneficiados por decisões favoráveis em ações coletivas.

Além de utilizar ações coletivas (quando se apresentam adequadas) a Afaceesp coloca à disposição dos seus associados alternativas de ações individuais que tenham fundamentação resultante de estudos prévios mantidos entre a Associação e os escritórios parceiros. Importante destacar que a Afaceesp participa efetivamente da discussão relativa às ações individuais da espécie, fornecendo subsídios aos advogados e discutindo estratégias ao longo do trâmite dos respectivos processos.

Estrutura - a Afaceesp foi criada em 1981. Começou pequena, dependendo de favores da Nossa Caixa que cedeu espaço e móveis para a instalação e funcionamento. Aos longo dos anos foi crescendo, adquiriu autonomia material e credibilidade para atuar com independência em proveito dos seus associados sempre que fez necessário e cabível. Atualmente, funciona em imóvel próprio e desonerado, composto de dois andares no centro de São Paulo. Dispõe de estrutura física e de recursos humanos adequados para prestar os serviços institucionais de sua responsabilidade. Seus dirigentes atuam no regime de voluntariado.

Estatuto completo da AFACEESP

Estatuto em .PDFBaixar documento

ÁREA RESTRITA PARA ASSOCIADOS

Esqueci minha
senha
Entrar Associe-se