Retomada de prestígio e democratização marcaram início da trajetória. O ano: 1981. O mundo novamente passava a reverenciar o nosso futebol, que sob a batuta do mestre Telê Santana encantava multidões nos quatro cantos do planeta, se candidatando ao título da copa do mundo que se realizaria no ano seguinte, em território espanhol. A bandeira brasileira ganhava mais uma estrela, com a criação do Estado de Rondônia, e o presidente João Baptista Figueiredo dava prosseguimento ao processo de abertura política iniciado por seu antecessor, o general Ernesto Geisel.

Naquele não tão distante início dos anos 80, talvez os ventos da redemocratização tenham soprado mais forte nos ouvidos de alguns aposentados da Nossa Caixa, influenciando na fundação de uma entidade que os representasse. Foi com o objetivo „de prestar esclarecimentos e orientações e agir no interesse da classe„, conforme relata documento histórico, que a AFACEESP foi fundada, em 21 de junho de 1981, tendo como seu primeiro presidente o jornalista Geraldo dos Anjos.

Evolução

A entidade que nasceu tímida, com móveis e espaço físico cedidos pela Nossa Caixa, aos poucos foi progredindo. O convívio social proporcionado e a representatividade em questões jurídicas funcionaram como fermento para o quadro social, atraindo a adesão de aposentados e pensionistas de todo Estado. Num trabalho de voluntariado e dedicação, as diretorias foram se sucedendo e cada presidente, a seu modo, conduzindo a AFACEESP para o crescimento.

A Assembléia de criação da entidade foi emblemática: sob o estímulo do então presidente da Nossa Caixa, Dr. Francisco Roberto, o ato foi realizado na Rua Quirino de Andrade, 185, ou seja, na sede do Economus. Assim, o órgão que fora criado alguns anos antes para custodiar os direitos de aposentadoria, foi anfitrião da Afaceesp, uma entidade que estava sendo criada para zelar pelos interesses dos aposentados ligados à Nossa Caixa. As instalações provisórias na Rua Formosa, em sala da agência Anhangabaú cedida pela Nossa Caixa, passou a ser a referência inicial dos aposentados, com a instalação de um restaurante e espaço para lazer e recreação. Na seqüência, com economias próprias a entidade comprou um imóvel na rua do Seminário e, posteriormente, o 13° andar da rua XV de novembro 200, bem como, em seqüência, o 2° pavimento do mesmo prédio, onde permanece até hoje.

Personagens

No início de sua atuação, a AFACEESP contou com os serviços de uma Comissão Provisória, eleita por aclamação e que se assemelhava a composição de uma diretoria. Faziam parte desse grupo os associados Geraldo dos Anjos, Moacyr Rosam, Waldemar Benvenido, Romeu Abdala, Tercila Ferreira do Amaral, Fernando Zappile, Joaquim Álvares Leite, Walnite Gomes de Camargo e Orlando Campangnolli.

À época, o Banco Nossa Caixa, então Caixa Econômica do Estado de São Paulo, era presidida por Francisco Roberto, que incentivou a fundação da entidade, doando móveis e cedendo espaço físico para a sua instalação. Para elaborar o Estatuto Social da AFACEESP, a Comissão Provisória buscou subsídios nas associações de aposentados e pensionistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

  • Geraldo dos Anjos
  • Fernando Zappile
  • Moacyr Rosam
  • Joaquim Álvares Leite
  • Waldemar Benvenido
  • Walnite Gomes de Camargo
  • Romeu Abdala
  • Orlando Campangnolli
  • Tercila Ferreira do Amaral

Cronologia

  • AFACEESP é fundada e com apoio do Dr. Francisco Roberto, presidente da Caixa Econômica estadual á época, tem sua primeira sede na sobreloja da então agência Anhangabaú. Além do espaço, o Banco também cedeu móveis para a instalação. Meses depois surge o restaurante da entidade, frequentado tanto por aposentados como pelo pessoal da ativa.
  • Com sucessivos crescimentos de seu quadro associativo, que chegava ao seu primeiro milhar, a AFACEESP conhece novas instalações, no 13° andar da rua XV de Novembro. A entidade já havia deixado para trás as sedes do Anhangabaú, além de uma outra, situada na rua do Seminário.
  • Confirmando os presságios de Geraldo dos Anjos, a AFACEESP consegue junto à direção da Nossa Caixa, apoio adicional para aposentados de baixa renda, obtendo para esses a doação de cestas-básicas. No mesmo período, a entidade intensifica ações no sentido de conscientizar associados e dirigentes do banco a respeito dos direitos dos aposentados e pensionistas.
  • Acontece a ampliação da sede social da AFACEESP, que passa a ocupar uma área de aproximadamente 800 m² de área privativa distribuída em dois andares.
  • Ampliando ainda mais sua atuação, a AFACEESP coloca á disposição dos associados o Centro de Lazer e Residência. Após criteriosa avaliação, o empreendimento é instalado em Caçapava, na região do Vale do Paraíba, em fase de regularização do empreendimento junto àos órgãos licenciadores do Estado.
  • Grande luta contra a investida no sentido de transferir a folha de pagamento de aposentados e pensionistas e a consequente aplicação de preceitos típicos de funcionalismo público. A entidade continua engajada nos movimentos promovidos pelo Forum dos Complementados do Estado de São Paulo (Feasp) e no Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados), este principalmente na luta contra a taxação dos inativos.
  • Entidade completa 25 anos, com festas alusivas ao Jubileu de Prata ocorrendo em diferentes regiões do Estado.
  • No ano em que Banco Nossa Caixa comemorava 90 anos de existência, destaque para o recrudescimento da luta contra a transferência da folha de pagamento, iniciada anos antes.
  • Na véspera do feriado de Corpus Christi (21/05) é anunciada a intenção do Banco do Brasil incorporar a Nossa Caixa. Em vista desta possibilidade a AFACEESP elaborou Memorial contendo detalhes das obrigações previdenciárias e de assistência à saúde – sistemas "peculiares e complexos" – do antigo banco paulista para com seus aposentados e pensionistas. O relatório foi entregue na sede do BB, em Brasília, em meados de julho.
  • Em face da possível incorporação pelo BB, o ano foi marcado pela mobilização em torno da preservação dos direitos dos funcionários do banco paulista, aposentados e ativos. Importante encontro ocorreu no ginásio da Portuguesa de Desportos, na capital, reunindo lideranças sindicais, parlamentares e dirigentes associativos, dentre eles, da AFACEESP. Em dezembro de 2008 a Alesp aprovou a venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil. O projeto aprovado (PL 750/2008) teve emendas sugeridas pela Afaceesp.
    O evento comemorativo do aniversário da Afaceesp foi marcado pelo significado especial da possibilidade do desaparecimento futuro da Nossa Caixa. Realizado na Casa de Portugal, a cerimônia marcou o início dos grandes eventos anuais, com a participação de caravanas de todas as regiões do Estado.
    A partir da grande mobilização nos eventos da Capital, foram incentivados e aumentaram de importância as festas de confraternização de final de ano realizada nas regionais, sob a coordenação dos respectivos representantes e sob o patrocínio financeiro e promocional da Afaceesp.
  • Tem início a transição Nossa Caixa/BB, com parte dos funcionários ativos do incorporado banco paulista migrando para outros locais de trabalho. A AFACEESP intensificou a mobilização dos aposentados, com a realização de grandes encontros, em diferentes regiões do Estado. Na capital, associados aprovaram proposta possibilitando que a entidade propusesse ações judiciais em nome dos seus representados, visando a preservação de direitos.
  • Segue o processo de transição Nossa Caixa/BB. Centenas de novos associados se filiam a AFACEESP, que caminha firme no propósito de mobilizar a todos. Na época, atenção especial às problemáticas relacionadas ao FEAS, principalmente quanto às alterações no regulamento e reabertura das adesões aos planos de saúde custeados com recursos do Fundo.
  • Em mais um capítulo da série "Transferência da Folha para a Secretaria da Fazenda", importante vitória na Justiça, com a determinação do retorno dos pagamentos por intermédio do BB/Economus. AFACEESP se filia à Unidas – União Nacional das Associações de Participantes das Entidades Fechadas de Fundos de Pensão.
  • AFACEESP pleiteia ao BB mesmo tratamento dispensado aos aposentados da instituição federal aos egressos da Nossa Caixa nas operações bancárias. No âmbito interno, deliberações sobre importantes alterações no Estatuto Social da entidade. Na comemoração da Bodas de Pérola – 30 anos de fundação –, Expo Barra Funda recebeu pela primeira vez um evento patrocinado pela entidade, com mais de mil participantes.
  • Com o registro de sucessivos aumentos na expectativa de vida dos brasileiros, AFACEESP alerta sobre a necessidade de resguardar os patrimônios previdenciários numa forma de garantir os futuros pagamentos de complementações e pensões, além da manutenção da assistência médica aos participantes. Festa comemorativa de aniversário teve o Cinema como tema, novamente atraindo grande público.
  • Assuntos relacionados aos idosos – proporcionalmente a faixa etária que mais cresce no país – ganham cada vez mais espaço na mídia. AFACEESP intensifica a abordagem de temas que incluem a prestação de saúde, lazer, previdência e direitos dos que possuem idade superior a 65 anos. Num estudo inédito, entidade comentou Relatório Economus relativo ao ano anterior. No início de novembro, plano de saúde "Novo Feas" é implantado, mas AFACEESP mantém Ação na Justiça. "Anos 70, a década que não terminou" foi o tema da solenidade festiva de 32 anos. A comemoração teve mais de mil participantes.
  • Aumento na expectativa de vida dos brasileiros e recorrentes problemas na prestação de serviços de saúde envolvendo os planos de assistência – Economus, inclusive – ratificam atuação de mobilização e conscientização por parte da AFACEESP. Encontro Regional realizado em Ribeirão Preto destacou a importância da entidade como a "ultima baluarte na defesa dos interesses dos oriundos do Banco Nossa Caixa". Intitulada "Nossa Casa – Nossas Coisas", comemoração de 33 anos de fundação celebrou aspectos típicos brasileiros, num evento que se transformou no maior já realizado pela Associação.

Mandatos dos Presidentes

  • Geraldo dos Anjos 1982 - 1989
  • Anna Schattan Jan/90 - Abr/90
  • Eloi Pedro da Silva Mai/90 - Nov/90
  • Fernando Zappile Dez/90 - Abr/92
  • Walter Xavier Mai/92 - Dez/92
  • Romeu Pereira Jan/93 - Abr/96
  • José Victor de G. Rômulo Mai/96 - Abr/00
  • Pedro Paulo Galdino Mai/00 - Dez/04
  • Maria José Pecoraro Mar/04 - Fev/06
  • Maria José Pecoraro Mar/06 - Fev/08
  • Pedro Paulo Galdino Mar/08 - Atual

ÁREA RESTRITA PARA ASSOCIADOS

Esqueci minha
senha
Entrar Associe-se